Blog Cursos

agenda2017-urdhvadhanurasana
Agenda Yoga Moksha Studio 2017

Posted by    |   março 29th, 2016   |   No Comments

agenda2017-urdhvadhanurasana

Agenda de cursos, aulas especiais e eventos com Fabiana Rodrigues Barbosa no segundo semestre de 2017

∞ ∞ ∞

Data: 23/11 a 26/11/2017. Em Maia (a 10km do Porto), Portugal.

Curso: INTENSIVO DE INVERNO 2017: YOGA PARA MULHERES®, SABER ANCESTRAL NA VIDA URBANA: A PRÁTICA PESSOAL DE YOGA PAUTADA NA REALIDADE HORMONAL E CULTURAL FEMININA

Descrição e formato: Curso livre teórico-prático para aprofundamento, que traz ensinamentos e diretrizes do Yoga tradicional e contemporâneo para cada fase do ciclo hormonal da mulher. Tem como pilares os três focos de estudo abaixo, que caminharão lado a lado, entrelaçando-se e complementando-se.
1) Aulas de Yoga. Estudos e práticas pautadas na abordagem de Geeta Iyengar sobre Yoga para Mulheres, aprimoradas e sistematizadas por Fabiana Rodrigues Barbosa para a realidade da mulher contemporânea habitante de centros urbanos ocidentais.
2) Fundamentação teórica. Aprofundamento das reflexões sobre os gêneros na sociedade, da idéia de feminino e da identidade da mulher no século XXI, bem como suas diversas atribuições e demandas. Serão trazidos referenciais teóricos de pensadores como o sociólogo Anthony Giddens, a filósofa Simone de Beauvoir, a antropóloga cultural norte-americana Margareth Mead, que lançam luz sobre a condição sociocultural da mulher contemporânea ocidental. No campo do psiquismo, com foco especial na psicanálise de Jacques Lacan, pensador estudado pela autora deste método, estudam-se as relações entre a anatomo-fisiologia do sistema endócrino (ou seja, da produção hormonal), a psicossomática e como o inconsciente está inseparavelmente conectado ao corpo físico. Tudo isso articulado com os saberes ancestrais do Yoga, colocados a serviço do humano contemporâneo. Um curso que beneficia mulheres e homens, pois todos vivemos juntos em sociedade e quanto mais aprendermos uns sobre os outros, melhor saberemos nos identificar como sujeitos e melhor será nossa experiência individual e relacional.
3) Apoio à pesquisa. Será apresentada a proposta metodológica de auto-pesquisa por meio da cartografia da experiência, apoiada no pensamento de Gilles Deleuze e Felix Guattari em seus textos Rizoma e Como criar para si um corpo sem órgãos, que nortearão as investigações teórico-práticas dos alunos, visando a construção da prática pessoal. Por meio de leitura e partilha de reflexões sobre esta metodologia de pesquisa qualitativa de percepção horizontal rizomática, cada aluno será apoiado em seu percurso como pesquisador de si mesmo.

Objetivo principal: Capacitar praticantes e professores de Yoga a fundamentarem sua apropriação da prática de Yogasanas e adequá-las às demandas psicofísicas de cada uma das fases do ciclo hormonal feminino, de modo que saibam fazer uso de aplicações promotoras de saúde e preventivas de distúrbios.

Módulo 1: Dias 23 e 24 de novembro/2017: Para Professores de yoga. Pré-requisitoTer finalizado ou encontrar-se em formação como professor de Yoga. Pede-se apresentação de certificado. Conteúdo: Método Yoga para Mulheres®: Fundamentos filosóficos, pressupostos metodológicos e pesquisa no método Yoga para Mulheres. As inteligência do puerpério, climatério e menopausa: lançando luz e cuidando dessas importantes fases femininas que ainda permanecem obscuras socialmente. Conceituação e debate: como o Yoga pode ajudar? Para professores.

Módulo 2: Dias 25 e 26 de novembro/2017: Para todas as pessoas interessadas, praticantes ou não de yoga. Professores de yoga, educadores em geral, terapeutas, cuidadores. Pré-requisito: Não possuir contraindicação médica à prática de Yoga. Conteúdo: A inteligência do puerpério, do climatério e da menopausa. Como o Yoga pode ajudar na prática? Para todos os interessados.

Local: Centro Vaidika. Rua 9 de Abril, 282, Pedrouços, Maia (a 10km do Porto), Portugal.

Inscrições e informações: Ana Sampaio: sampaioanaluisa@hotmail.com. F. 961814966.

∞ ∞ ∞ 

AGUARDE OS CURSOS E PRÓXIMOS TEMAS EM YOGA PARA MULHERES®:

Menstruação e contracultura.

Pós-menstruação, elogio ao recomeço.

Fertilidade em lato senso.

∞ ∞ ∞

ABAIXO OS CURSOS REALIZADOS NO 1º SEMESTRE DE 2017:

∞ ∞ ∞

Data: Sábado, 21/01/2017, de 10h a 12h.

Aulão 1º: LUA MINGUANTE: FLEXÕES E TORÇÕES: Aterramento, recolhimento, intimidade com o centro pessoal. Prática de Yogasanas com mergulho na intencionalidade do alinhamento e estudo de seus impactos na subjetividade.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Sexta, 27/01/2017, de 19h a 20:30h.

Vivência: LUA NOVA, ESPELHO NEGRO. Prática narrativa: tradição oral a serviço do gênero feminino em elaboração. Encontro de narrativas para intercâmbio coletivo de histórias pessoais e experiências. Destinado a pessoas do gênero feminino. Mediação: Fabiana Rodrigues Barbosa.

A prática da narrativa está a serviço da sabedoria, que é o lado épico da verdade. “O narrador – por mais familiar que nos soe esse nome – não está absolutamente presente entre nós, em sua eficácia viva. […] A arte de narrar está em vias de extinção. […] Como se estivéssemos sendo privados de uma faculdade que nos parecia totalmente segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências. […] A experiência que passa de boca em boca é a fonte a que recorreram todos os narradores. […] Seu ideal é que se saiba se orientar no mundo, mas sem se prender demasiadamente. […] O senso prático é uma das características de muitos narradores natos. […] A verdadeira narrativa traz sempre consigo, de forma aberta ou latente, uma utilidade. […] O narrador sabe dar conselhos ao ouvinte. Mas, se ‘dar conselhos’ soa hoje como alga antiquado, isto se deve ao fato de as experiências estarem perdendo a sua comunicabilidade. […] Aconselhar é menos responder a uma pergunta do que fazer uma sugestão sobre a continuação de uma história que esta se desenrolando. […] Para obter essa sugestão, seria necessário primeiro saber narrar a história (sem contar que alguém só é receptivo a um conselho na medida em que verbaliza a sua situação). O conselho tecido na substância da vida vivida tem um nome: sabedoria. A arte de narrar aproxima-se de seu fim porque a sabedoria – o lado épico da verdade – esta em extinção.” Walter Benjamin. O Narrador, 1936.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Sábado, 11/02/2017, de 10h a 12h.

Aulão 2º: LUA CHEIA: POSTURAS DE EXTENSÃO: expansão, potencialização, celebração. Prática de Yogasanas com mergulho na intencionalidade do alinhamento e estudo de seus impactos na subjetividade.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 22/02/2017, de 19h a 20:30h.

Vivência: LUA NOVA, ESPELHO NEGRO. Prática narrativa: tradição oral a serviço do gênero feminino em elaboração. Encontro de narrativas para intercâmbio coletivo de histórias pessoais e experiências. Destinado a pessoas do gênero feminino. Mediação: Fabiana Rodrigues Barbosa.

A prática da narrativa está a serviço da sabedoria, que é o lado épico da verdade. “O narrador – por mais familiar que nos soe esse nome – não está absolutamente presente entre nós, em sua eficácia viva. […] A arte de narrar está em vias de extinção. […] Como se estivéssemos sendo privados de uma faculdade que nos parecia totalmente segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências. […] A experiência que passa de boca em boca é a fonte a que recorreram todos os narradores. […] Seu ideal é que se saiba se orientar no mundo, mas sem se prender demasiadamente. […] O senso prático é uma das características de muitos narradores natos. […] A verdadeira narrativa traz sempre consigo, de forma aberta ou latente, uma utilidade. […] O narrador sabe dar conselhos ao ouvinte. Mas, se ‘dar conselhos’ soa hoje como alga antiquado, isto se deve ao fato de as experiências estarem perdendo a sua comunicabilidade. […] Aconselhar é menos responder a uma pergunta do que fazer uma sugestão sobre a continuação de uma história que esta se desenrolando. […] Para obter essa sugestão, seria necessário primeiro saber narrar a história (sem contar que alguém só é receptivo a um conselho na medida em que verbaliza a sua situação). O conselho tecido na substância da vida vivida tem um nome: sabedoria. A arte de narrar aproxima-se de seu fim porque a sabedoria – o lado épico da verdade – esta em extinção.” Walter Benjamin. O Narrador, 1936.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 01/03/2017, de 18:30h a 20:30.

Programa “As 5 inteligências das mulheres”: Em homenagem ao mês da mulher, e lembrando que todo dia é nosso dia de cuidado de si, um programa em parceria com o SESC para a promoção de saúde psicofísica das mulheres e de sua comunidade afetiva, com cinco aulas com duas horas de duração para introdução à prática do método Yoga para Mulheres®, sistematizado por Fabiana Rodrigues Barbosa. Ao longo dos encontros serão trabalhadas algumas das, conforme nomeadas pela autora, “inteligências psico-hormonais” das mulheres, a saber, Menstrual, Pós-Menstrual, Fértil, Pré-Menstrual, Climatério e Menopausa conforme o sistema do Yoga para Mulheres®, com as orientações básicas sobre os Yogasanas mais adequados para a prosperidade de cada um destas fases da vida. É recomendável que se participe de todo o curso (5 aulas), para se ter a compreensão total do ciclo, que se fecha como uma inteligência integral.

Módulo 1/5: Temas: Inteligência Menstrual: recolher + Inteligência Pós-menstrual: nutrir.

Local: SESC Carmo. R. do Carmo, 147. Sé, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: Central de atendimento do Sesc Carmo, a partir de 01/03/2017. Acesso gratuito e vagas limitadas por ordem de chegada das inscrições, pelos seguintes meios: email@carmo.sescsp.org.br ou fone 11-3111 7000.

∞ ∞ ∞

Data: Sábado, 04/03/2017, de 10h a 12h.

Aulão 3º: POSTURAS DE PÉ: Aterramento, sustentação. Prática de Yogasanas com mergulho na intencionalidade do alinhamento e estudo de seus impactos na subjetividade.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 08/03/2017, de 18:30h a 20:30.

Programa “As 5 inteligências das mulheres”: Em homenagem ao mês da mulher, e lembrando que todo dia é nosso dia de cuidado de si, um programa em parceria com o SESC para a promoção de saúde psicofísica das mulheres e de sua comunidade afetiva, com cinco aulas com duas horas de duração para introdução à prática do método Yoga para Mulheres®, sistematizado por Fabiana Rodrigues Barbosa. Ao longo dos encontros serão trabalhadas algumas das, conforme nomeadas pela autora, “inteligências psico-hormonais” das mulheres, a saber, Menstrual, Pós-Menstrual, Fértil, Pré-Menstrual, Climatério e Menopausa conforme o sistema do Yoga para Mulheres®, com as orientações básicas sobre os Yogasanas mais adequados para a prosperidade de cada um destas fases da vida. É recomendável que se participe de todo o curso (5 aulas), para se ter a compreensão total do ciclo, que se fecha como uma inteligência integral.

Módulo 2/5: Tema: Inteligência Fértil: expandir.

Local: SESC Carmo. R. do Carmo, 147. Sé, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: Central de atendimento do Sesc Carmo, a partir de 01/03/2017. Acesso gratuito e vagas limitadas por ordem de chegada das inscrições, pelos seguintes meios: email@carmo.sescsp.org.br ou fone 11-3111 7000.

∞ ∞ ∞

Data: 11/03/2017, de 8h a 19h.

Curso: APRIMORAMENTO EM YOGA PARA MULHERES®: saber ancestral na vida urbana. Como pautar a prática de Yoga no ciclo hormonal feminino: aprendizado da técnica, estudo das contribuições objetivas, subjetivas e sociohistóricas.

Módulo 5: Tema: Tensão Pré-Menstrual: um mal-estar na cultura?

Aula 1:  8h-12h: aula prática de Asanas, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 2:  13:30h-14:30h: aula prática de Yogaterapia, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  14:30h-16:30h: aula teórico-prática de Pesquisa em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  17h-19h: aula teórica: A Tradição do Yoga e o Feminino, com Christiane Ceron

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 15/03/2017, de 18:30h a 20:30.

Programa “As 5 inteligências das mulheres”: Em homenagem ao mês da mulher, e lembrando que todo dia é nosso dia de cuidado de si, um programa em parceria com o SESC para a promoção de saúde psicofísica das mulheres e de sua comunidade afetiva, com cinco aulas com duas horas de duração para introdução à prática do método Yoga para Mulheres®, sistematizado por Fabiana Rodrigues Barbosa. Ao longo dos encontros serão trabalhadas algumas das, conforme nomeadas pela autora, “inteligências psico-hormonais” das mulheres, a saber, Menstrual, Pós-Menstrual, Fértil, Pré-Menstrual, Climatério e Menopausa conforme o sistema do Yoga para Mulheres®, com as orientações básicas sobre os Yogasanas mais adequados para a prosperidade de cada um destas fases da vida. É recomendável que se participe de todo o curso (5 aulas), para se ter a compreensão total do ciclo, que se fecha como uma inteligência integral.

Módulo 3/5: Tema: Inteligência Pré-menstrual: compartilhar.

Local: SESC Carmo. R. do Carmo, 147. Sé, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: Central de atendimento do Sesc Carmo, a partir de 01/03/2017. Acesso gratuito e vagas limitadas por ordem de chegada das inscrições, pelos seguintes meios: email@carmo.sescsp.org.br ou fone 11-3111 7000.

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 22/03/2017, de 18:30h a 20:30.

Programa “As 5 inteligências das mulheres”: Em homenagem ao mês da mulher, e lembrando que todo dia é nosso dia de cuidado de si, um programa em parceria com o SESC para a promoção de saúde psicofísica das mulheres e de sua comunidade afetiva, com cinco aulas com duas horas de duração para introdução à prática do método Yoga para Mulheres®, sistematizado por Fabiana Rodrigues Barbosa. Ao longo dos encontros serão trabalhadas algumas das, conforme nomeadas pela autora, “inteligências psico-hormonais” das mulheres, a saber, Menstrual, Pós-Menstrual, Fértil, Pré-Menstrual, Climatério e Menopausa conforme o sistema do Yoga para Mulheres®, com as orientações básicas sobre os Yogasanas mais adequados para a prosperidade de cada um destas fases da vida. É recomendável que se participe de todo o curso (5 aulas), para se ter a compreensão total do ciclo, que se fecha como uma inteligência integral.

Módulo 4/5: Tema: Inteligência do Climatério: o processo de transição para a maturidade.

Local: SESC Carmo. R. do Carmo, 147. Sé, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: Central de atendimento do Sesc Carmo, a partir de 01/03/2017. Acesso gratuito e vagas limitadas por ordem de chegada das inscrições, pelos seguintes meios: email@carmo.sescsp.org.br ou fone 11-3111 7000.

∞ ∞ ∞

Data: 24/03/2017, de 19h a 20:30h.

Vivência: LUA NOVA, ESPELHO NEGRO. Prática narrativa: tradição oral a serviço do gênero feminino em elaboração. Encontro de narrativas para intercâmbio coletivo de histórias pessoais e experiências. Destinado a pessoas do gênero feminino. Mediação: Fabiana Rodrigues Barbosa.

A prática da narrativa está a serviço da sabedoria, que é o lado épico da verdade. “O narrador – por mais familiar que nos soe esse nome – não está absolutamente presente entre nós, em sua eficácia viva. […] A arte de narrar está em vias de extinção. […] Como se estivéssemos sendo privados de uma faculdade que nos parecia totalmente segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências. […] A experiência que passa de boca em boca é a fonte a que recorreram todos os narradores. […] Seu ideal é que se saiba se orientar no mundo, mas sem se prender demasiadamente. […] O senso prático é uma das características de muitos narradores natos. […] A verdadeira narrativa traz sempre consigo, de forma aberta ou latente, uma utilidade. […] O narrador sabe dar conselhos ao ouvinte. Mas, se ‘dar conselhos’ soa hoje como alga antiquado, isto se deve ao fato de as experiências estarem perdendo a sua comunicabilidade. […] Aconselhar é menos responder a uma pergunta do que fazer uma sugestão sobre a continuação de uma história que esta se desenrolando. […] Para obter essa sugestão, seria necessário primeiro saber narrar a história (sem contar que alguém só é receptivo a um conselho na medida em que verbaliza a sua situação). O conselho tecido na substância da vida vivida tem um nome: sabedoria. A arte de narrar aproxima-se de seu fim porque a sabedoria – o lado épico da verdade – esta em extinção.” Walter Benjamin. O Narrador, 1936.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 29/03/2017, de 18:30h a 20:30.

Programa “As 5 inteligências das mulheres”: Em homenagem ao mês da mulher, e lembrando que todo dia é nosso dia de cuidado de si, um programa em parceria com o SESC para a promoção de saúde psicofísica das mulheres e de sua comunidade afetiva, com cinco aulas com duas horas de duração para introdução à prática do método Yoga para Mulheres®, sistematizado por Fabiana Rodrigues Barbosa. Ao longo dos encontros serão trabalhadas algumas das, conforme nomeadas pela autora, “inteligências psico-hormonais” das mulheres, a saber, Menstrual, Pós-Menstrual, Fértil, Pré-Menstrual, Climatério e Menopausa conforme o sistema do Yoga para Mulheres®, com as orientações básicas sobre os Yogasanas mais adequados para a prosperidade de cada um destas fases da vida. É recomendável que se participe de todo o curso (5 aulas), para se ter a compreensão total do ciclo, que se fecha como uma inteligência integral.

Módulo 5/5: Tema: Inteligência da Menopausa: a prática da mulher sábia + partilha de encerramento do curso, com perguntas e respostas.

Local: SESC Carmo. R. do Carmo, 147. Sé, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: Central de atendimento do Sesc Carmo, a partir de 01/03/2017. Acesso gratuito e vagas limitadas por ordem de chegada das inscrições, pelos seguintes meios: email@carmo.sescsp.org.br ou fone 11-3111 7000.

∞ ∞ ∞

Data: 08/04/2017, de 8h a 19h.

Curso: APRIMORAMENTO EM YOGA PARA MULHERES®: saber ancestral na vida urbana. Como pautar a prática de Yoga no ciclo hormonal feminino: aprendizado da técnica, estudo das contribuições objetivas, subjetivas e sociohistóricas.

Módulo 6: Tema: Climatério: da cultura do consumo à sabedoria underground.

Aula 1:  8h-12h: aula prática de Asanas, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 2:  13:30h-14:30h: aula prática de Yogaterapia, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  14:30h-16:30h: aula teórico-prática de Pesquisa em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  17h-19h: aula teórica: A Tradição do Yoga e o Feminino, com Christiane Ceron

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Sábado, 22/04/2017, de 10h a 12h.

Aulão 4º: PRANAYAMAS: Voltar-se pra dentro, restaurar, revigorar. As diferenças mais perceptíveis e as mais sutis entre exalar e inalar. Práticas respiratórias como mergulho na intencionalidade e estudo de seus impactos na subjetividade.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: 06/05/2017, de 8h a 19h.

Curso: APRIMORAMENTO EM YOGA PARA MULHERES®: saber ancestral na vida urbana. Como pautar a prática de Yoga no ciclo hormonal feminino: aprendizado da técnica, estudo das contribuições objetivas, subjetivas e sociohistóricas.

Módulo 7: Tema: Menopausa: da cultura do consumo à sabedoria underground.

Aula 1:  8h-12h: aula prática de Asanas, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 2:  13:30h-14:30h: aula teórico-prática de Pedagogia em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  14:30h-16:30h: aula teórico-prática de Pesquisa em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  17h-19h: aula teórica: A Tradição do Yoga e o Feminino, com Christiane Ceron

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: 26/05/2017, de 19h a 20:30h.

Vivência: LUA NOVA, ESPELHO NEGRO. Prática narrativa: tradição oral a serviço do gênero feminino em elaboração. Encontro de narrativas para intercâmbio coletivo de histórias pessoais e experiências. Destinado a pessoas do gênero feminino. Mediação: Fabiana Rodrigues Barbosa.

A prática da narrativa está a serviço da sabedoria, que é o lado épico da verdade. “O narrador – por mais familiar que nos soe esse nome – não está absolutamente presente entre nós, em sua eficácia viva. […] A arte de narrar está em vias de extinção. […] Como se estivéssemos sendo privados de uma faculdade que nos parecia totalmente segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências. […] A experiência que passa de boca em boca é a fonte a que recorreram todos os narradores. […] Seu ideal é que se saiba se orientar no mundo, mas sem se prender demasiadamente. […] O senso prático é uma das características de muitos narradores natos. […] A verdadeira narrativa traz sempre consigo, de forma aberta ou latente, uma utilidade. […] O narrador sabe dar conselhos ao ouvinte. Mas, se ‘dar conselhos’ soa hoje como alga antiquado, isto se deve ao fato de as experiências estarem perdendo a sua comunicabilidade. […] Aconselhar é menos responder a uma pergunta do que fazer uma sugestão sobre a continuação de uma história que esta se desenrolando. […] Para obter essa sugestão, seria necessário primeiro saber narrar a história (sem contar que alguém só é receptivo a um conselho na medida em que verbaliza a sua situação). O conselho tecido na substância da vida vivida tem um nome: sabedoria. A arte de narrar aproxima-se de seu fim porque a sabedoria – o lado épico da verdade – esta em extinção.” Walter Benjamin. O Narrador, 1936.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: 03/06/2017, de 8h a 19h.

Curso: APRIMORAMENTO EM YOGA PARA MULHERES®: saber ancestral na vida urbana. Como pautar a prática de Yoga no ciclo hormonal feminino: aprendizado da técnica, estudo das contribuições objetivas, subjetivas e sociohistóricas.

Módulo 8: Tema: Yogaterapia: principais distúrbios em mulheres contemporâneas e como o Yoga pode ajudar.

Aula 1:  8h-12h: aula prática de Asanas, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 2:  13:30h-15h: aula teórico-prática de Pedagogia em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  15:15h-18h: aula teórico-prática de Pesquisa em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: 29/06 a 02/07/2017. Em Maia (a 10km do Porto), Portugal.

Curso: INTENSIVO DE VERÃO 2017: YOGA PARA MULHERES®, SABER ANCESTRAL NA VIDA URBANA: A PRÁTICA PESSOAL DE YOGA PAUTADA NA REALIDADE HORMONAL E CULTURAL FEMININA

Descrição e formato: Curso livre teórico-prático para aprofundamento, que traz ensinamentos e diretrizes do Yoga tradicional e contemporâneo para cada fase do ciclo hormonal da mulher, desde a primeira menstruação à menopausa, passando pelo ciclo menstrual mensal. Tem como pilares os três focos de estudo abaixo, que caminharão lado a lado, entrelaçando-se e complementando-se.
1) Aulas de Yoga. Estudos e práticas pautadas na abordagem de Geeta Iyengar sobre Yoga para Mulheres, aprimoradas por Fabiana Rodrigues Barbosa para a realidade da mulher contemporânea habitante de centros urbanos ocidentais.
2) Fundamentação teórica. Aprofundamento das reflexões sobre os gêneros na sociedade, da idéia de feminino e da identidade da mulher no século XXI, bem como suas diversas atribuições e demandas. Serão trazidos referenciais teóricos de pensadores como o sociólogo Anthony Giddens, a filósofa Simone de Beauvoir, a antropóloga cultural norte-americana Margareth Mead, que lançam luz sobre a condição sociocultural da mulher contemporânea ocidental. No campo da neurociência, que por meio de sua visão monista integra o corpo-mente, será estudado o pensamento do neurocientista e psicólogo Howard Gardner, da Universidade de Harvard, EUA, que estuda as relações entre a anatomo-fisiologia do sistema endócrino (ou seja, da produção hormonal), a psique, as emoções e a saúde.
3) Apoio à pesquisa. Será apresentada a proposta metodológica de auto-pesquisa por meio da cartografia da experiência, apoiada no pensamento de Gilles Deleuze e Felix Guattari em seus textos Rizoma e Como criar para si um corpo sem órgãos, que nortearão as investigações teórico-práticas dos alunos, visando a construção da prática pessoal. Por meio de leitura e partilha de reflexões sobre esta metodologia de pesquisa qualitativa de percepção horizontal rizomática, cada aluno será apoiado em seu percurso como pesquisador de si mesmo.

Objetivo principal: Capacitar praticantes e professores de Yoga a fundamentarem sua apropriação da prática de Yogasanas e adequá-las às demandas psicofísicas de cada uma das fases do ciclo hormonal feminino, de modo que saibam fazer uso de aplicações promotoras de saúde e preventivas de distúrbios.

Módulo 1: Dias 29 e 30 de junho/2017: Para Professores de yoga. Pré-requisito: Ter finalizado ou encontrar-se em formação como professor de Yoga. Pede-se apresentação de certificado. Conteúdo: Método Yoga para Mulheres®: fundamentos filosóficos e pressupostos metodológicos. Aplicação metodológica às inteligências práticas do cuidado de si: 1ª inteligência: Recolher; 2ª inteligência: Nutrir; 3ª inteligência: Expandir; 4ª inteligência: Compartilhar.

Módulo 2: Dias 01 e 02 de julho/2017: Para todas as pessoas interessadas, praticantes ou não de yoga. Professores de yoga, educadores em geral, terapeutas, cuidadores. Pré-requisito: Não possuir contraindicação médica à prática de Yoga. Conteúdo: Introdução ao YPM. 1) Menstrual: recolher; 2) Pós-menstrual: nutrir; 3) P. Fértil: expandir; 4) Pré-menstrual: compartilhar; 5) Climatério; 6) Menopausa. Partilha final & perguntas e respostas.

Local: Centro Vaidika. Rua 9 de Abril, 282, Pedrouços, Maia (a 10km do Porto), Portugal.

Inscrições e informações: Ana Sampaio: sampaioanaluisa@hotmail.com. F. 961814966.

∞ ∞ ∞

 

 

 

Deixe uma resposta