Blog Cursos

Agenda Yoga Moksha Studio 2018

Posted by    |   março 29th, 2016   |   No Comments

Yoga

Agenda de cursos, aulas especiais e eventos  no primeiro semestre de 2018 com Fabiana Rodrigues Barbosa, autora de “Yoga para Mulheres, saber ancestral na vida urbana”, e sistematizadora do método Yoga para Mulheres®.

∞ ∞ ∞

Data: Sábado, 20/01/2018, de 10h a 12:30h.

Aulão 1: INVERTIDAS: o apoio sobre mãos e braços como desafio e possibilidade: estabilidade diante do novo.

Conteúdo: A técnica na prática de Asanas de apoio sobre as mãos: preparação, ápice e restauração. Impactos subjetivos da prática de invertidas: investigando, refinando e potencializando a capacidade de adaptação ao novo. Aprendendo a pautar a prática pessoal de acordo com os benefícios subjetivos e psíquicos dos Yogasanas.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições: Vagas limitadas. Investimento: R$150. Inscrições até 18/1/2018, por meio de depósito bancário com envio do comprovante via whatsapp: 11-99336-8841. Dados bancários: Fabiana Rodrigues Barbosa. CPF 275.907.458-71. Itaú. Ag 6369. Cc 30233-3. ATENÇÃO: As primeiras 10 pessoas a enviarem comprovante de inscrição terão suas vagas garantidas. Desconto de 10% para alunos já matriculados no Yoga Moksha Studio.

Informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841.

∞ ∞ ∞

Datas: Todo o mês de fevereiro de 2018. Dias 3, 4, 10, 11, 12, 13, 17, 18, 24 e 25. Sábados, domingos, segunda e terça de carnaval), sempre de 10h30 a 11h30 am.

Curso: Yoga para mulheres®: primeiros contatos com a prática pautada no ciclo vital feminino. 

Descrição: Curso intensivo livre teórico-prático para a experimentação da prática de Yogasanas (cuidado da energia vital por meio de posturas psicofísicas), com ensinamentos pautados em cada fase do ciclo hormonal da mulher, desde a primeira menstruação à menopausa, passando pelo ciclo menstrual mensal. A pedagogia nomeada Yoga para Mulheres® é fundamentada filosoficamente e sistematizada metodologicamente pela professora por meio de sua pesquisa interdisciplinar, tendo em vista o público das mulheres ocidentais contemporâneas e sua realidade biopsicossocial. Nas aulas são elucidados benefícios, indicações para cada fase hormonal feminina e os praticantes são acompanhados na construção de alinhamentos do corpo-mente.

Local: SESC-SP Unidade Pinheiros, São Paulo-SP.

Inscrições: Curso livre com vagas reservadas por ordem de chegada, sem necessidade de inscrições prévias, sendo parte da programação do SESC Verão 2018.

∞ ∞ ∞

Yoga e Subjetividade: Corporificando a experiência da prática pessoal. Laboratório somático existencial às quartas-feiras, a partir de 7/3/18, 18:30h-20h

Com a proposta de apoiar o processo de investigação pessoal de cada praticante – sujeito da ação – surge a articulação entre o Método Yoga para os Ciclos Vitais® e o Processo Formativo, uma abordagem de Educação Somático-Existencial.

As ferramentas do Método Yoga para os Ciclos Vitais® trazem norteadores para que se paute a prática nas oscilações pessoais de energia vital e nas flutuações de desejo que ocorrem no tempo-espaço. O Processo Formativo apóia a investigação, o mapeamento e o manejo dos modos COMO cada um faz o que faz. Juntas, as duas abordagens conduzem à possibilidade de uma prática de si, com resgate da potência de vida, de auto-agenciamento e expansão da consciência para o corpo, que é pensamento, sentimento e comportamento.

Condução: Fabiana R. Barbosa sistematizou os métodos Yoga para Mulheres® e Yoga para os Ciclos Vitais®, a partir de sua formação contínua em Yoga, Psicologia e Psicanálise. É autora de Yoga para Mulheres, Saber Ancestral na Vida Urbana. Fundou o Yoga Moksha Studio, em São Paulo desde 2009. Paula Sizenando é psicóloga clínica e educadora somática na abordagem do Processo Formativo de Stanley Keleman. Há 15 anos pesquisa o corpo nos processos de subjetivação através de terapias corporais, yoga, artes do corpo, trabalhos com toque. Pesquisadora do Diálogos Formativos e do Laboratório do Processo Formativo.

Planos e Valores: planos quadri, semestral e anual, acompanhando a mesma agenda e tabela de valores de aulas em grupo do Yoga Moksha Studio (acesse no cabeçalho deste site o menu “aulas” para saber os detalhes). Desconto de 10% para alunos já matriculados no Yoga Moksha Studio.

Formas de pagamento: à vista em dinheiro ou cartão de débito, parcelado em cheques ou cartão de crédito.

Observação: esta atividade ocorrerá apenas uma vez por semana, portanto mesmo após a adesão (inscrição), não haverá direito a reposições em caso de falta do participante.

∞ ∞ ∞

Data: 28/06 a 1/7/2018. Em Maia (a 10km do Porto), Portugal.

Curso: INTENSIVO DE VERÃO 2018: YOGA PARA MULHERES®, SABER ANCESTRAL NA VIDA URBANA: A PRÁTICA PESSOAL DE YOGA PAUTADA NA REALIDADE HORMONAL E CULTURAL FEMININA

Descrição e formato: Pela segunda vez em Portugal, o curso livre teórico-prático para aprofundamento traz ensinamentos e diretrizes do Yoga tradicional e contemporâneo para cada fase do ciclo hormonal da mulher. Tem como pilares os três focos de estudo abaixo, que caminharão lado a lado, entrelaçando-se e complementando-se.
1) Aulas de Yoga. Estudos e práticas pautadas na abordagem de Geeta Iyengar sobre Yoga para Mulheres, aprimoradas e sistematizadas por Fabiana Rodrigues Barbosa para a realidade da mulher contemporânea habitante de centros urbanos ocidentais.
2) Fundamentação teórica. Aprofundamento das reflexões sobre os gêneros na sociedade, da idéia de feminino e da identidade da mulher no século XXI, bem como suas diversas atribuições e demandas. Serão trazidos referenciais teóricos de pensadores como o sociólogo Anthony Giddens, a filósofa Simone de Beauvoir, a antropóloga cultural norte-americana Margareth Mead, que lançam luz sobre a condição sociocultural da mulher contemporânea ocidental. No campo do psiquismo, com foco especial na psicanálise de Jacques Lacan, pensador estudado pela autora deste método, estudam-se as relações entre a anatomo-fisiologia do sistema endócrino (ou seja, da produção hormonal), a psicossomática e como o inconsciente está inseparavelmente conectado ao corpo físico. Tudo isso articulado com os saberes ancestrais do Yoga, colocados a serviço do humano contemporâneo. Um curso que beneficia mulheres e homens, pois todos vivemos juntos em sociedade e quanto mais aprendermos uns sobre os outros, melhor saberemos nos identificar como sujeitos e melhor será nossa experiência individual e relacional.
3) Apoio à pesquisa. Será apresentada a proposta metodológica de auto-pesquisa por meio da cartografia da experiência, apoiada no pensamento de Gilles Deleuze e Felix Guattari em seus textos Rizoma e Como criar para si um corpo sem órgãos, que nortearão as investigações teórico-práticas dos alunos, visando a construção da prática pessoal. Por meio de leitura e partilha de reflexões sobre esta metodologia de pesquisa qualitativa de percepção horizontal rizomática, cada aluno será apoiado em seu percurso como pesquisador de si mesmo.

Objetivo principal: Capacitar praticantes e professores de Yoga a fundamentarem sua apropriação da prática de Yogasanas e adequá-las às demandas psicofísicas de cada uma das fases do ciclo hormonal feminino, de modo que saibam fazer uso de aplicações promotoras de saúde e preventivas de distúrbios.

Programa: 28/6/2018: promoção da saúde cíclica e integral: compreensão do ciclo menstrual como um todo e breve revisão de como cuidar de cada fase por meio da prática do Yoga. 29/6/2018: prevenção da TPM, entendida como desequilíbrio sistêmico: a prática de Yoga para uma pré-menstruação saudável. 30/6/2018: tratamento da TPM, entendida como desequilíbrio sistêmico: yogaterapia para TPM com tendência à irritabilidade. 1/7/2018: tratamento da TPM, entendida como desequilíbrio sistêmico: yogaterapia para TPM com tendência à melancolia.

Local: Centro Vaidika. Rua 9 de Abril, 282, Pedrouços, Maia (a 10km do Porto), Portugal. T. 912900200. www.yogavaidika.com. om@yogavaidika.com.

Texto da professora endereçado aos interessados neste curso:

Queridos praticantes, Namaskar!

Como a TPM (Tensão Pré-Menstrual) foi meu tema de pesquisa por 2 anos inteiros, de 2014 a 2016, então a organização deste intensivo de verão chegou em comum acordo à conclusão de que seria interessante este ano trabalharmos 4 dias de Yoga anti TPM!

Tomei conhecimento de que, assim como nós brasileiras, as portuguesas em geral têm sofrido deste mal, a TPM, que será apresentada este curso não somente como uma vilã. Portanto, apresentarei uma prática de Yoga que não trata apenas dos sintomas, mas desenvolve metodologicamente uma maneira de investigação das questões de fundo e gatilhos para a TPM.

O que descobri com muita clareza em minhas pesquisas práticas, teóricas e entrevistas com muitas praticantes e professoras de Yoga, foi que a TPM pode ser uma poderosa função de LENTE DE AUMENTO para nós mulheres observarmos desconfortos e angústias já latentes em nossas vivências, antes apagados ou encobertos pelas velocidades e tarefas do dia-a-dia. A situação hormonal do período Pré-Menstrual contribui para isso, o que neste curso também entenderemos com clareza como, e refletiremos juntos como toda essa complexidade opera em cada mulher, dentro de sua própria história de vida.

Neste intensivo veremos portanto como cada uma pode fazer um bom uso disso em favor de sua investigação pessoal. Apresentarei a vocês alguns dispositivos de pesquisa de si que construí e disponibilizo por meio do método Yoga para Mulheres®, e como eles podem ser manejados no processo de construção de uma prática pessoal de Yoga para auto-realização, utilizando-se desta potente lupa – sua própria TPM –, ao invés de tentar silenciá-la.

Se você não sofre de TPM, talvez conheça mulheres, que possa considerar suas amigas, irmãs, ou alunas. Enquanto mulher, sofrendo pessoalmente de TPM ou não, todas podemos ser úteis umas às outras quando compreendemos, praticamos, aprendemos a compartilhar tais saberes. Em prol de uma irmandade entre as mulheres, para que possamos sempre apoiar umas às outras! Que assim seja!

O programa do curso está de acordo com uma orientação do Ministério da Saúde do Brasil, que tem uma política nacional de promoção da saúde, considerada um dos mais refinados projetos de Saúde Pública no mundo[1]. Este projeto tem como pressuposto que as ações para a saúde integral necessariamente devem contemplar as seguintes fases: promover saúde, para não ter que prevenir adoecimento à prevenir o adoecimento, caso já exista o risco à tratar, caso o desequilíbrio se instale, até que se cure à reinserir o sujeito num tecido social saudável, estimulando-o a manter ações de promoção de saúde integral.

Nos vemos lá!

Abraços afetuosos,

Fabiana Rodrigues Barbosa | http://yogamokshastudio.com

[1] Saiba mais sobre a política nacional de promoção da saúde brasileira em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_prom_saude.pdf.

∞ ∞ ∞ 

AGUARDE OS CURSOS E PRÓXIMOS TEMAS EM YOGA PARA MULHERES®:

Menstruação e contracultura.

Pós-menstruação, elogio ao recomeço.

Fertilidade em lato senso.

∞ ∞ ∞

ABAIXO ALGUNS DOS CURSOS REALIZADOS EME 2017:

∞ ∞ ∞

Data: Sábado, 21/01/2017, de 10h a 12h.

Aulão 1º: LUA MINGUANTE: FLEXÕES E TORÇÕES: Aterramento, recolhimento, intimidade com o centro pessoal. Prática de Yogasanas com mergulho na intencionalidade do alinhamento e estudo de seus impactos na subjetividade.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Sexta, 27/01/2017, de 19h a 20:30h.

Vivência: LUA NOVA, ESPELHO NEGRO. Prática narrativa: tradição oral a serviço do gênero feminino em elaboração. Encontro de narrativas para intercâmbio coletivo de histórias pessoais e experiências. Destinado a pessoas do gênero feminino. Mediação: Fabiana Rodrigues Barbosa.

A prática da narrativa está a serviço da sabedoria, que é o lado épico da verdade. “O narrador – por mais familiar que nos soe esse nome – não está absolutamente presente entre nós, em sua eficácia viva. […] A arte de narrar está em vias de extinção. […] Como se estivéssemos sendo privados de uma faculdade que nos parecia totalmente segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências. […] A experiência que passa de boca em boca é a fonte a que recorreram todos os narradores. […] Seu ideal é que se saiba se orientar no mundo, mas sem se prender demasiadamente. […] O senso prático é uma das características de muitos narradores natos. […] A verdadeira narrativa traz sempre consigo, de forma aberta ou latente, uma utilidade. […] O narrador sabe dar conselhos ao ouvinte. Mas, se ‘dar conselhos’ soa hoje como alga antiquado, isto se deve ao fato de as experiências estarem perdendo a sua comunicabilidade. […] Aconselhar é menos responder a uma pergunta do que fazer uma sugestão sobre a continuação de uma história que esta se desenrolando. […] Para obter essa sugestão, seria necessário primeiro saber narrar a história (sem contar que alguém só é receptivo a um conselho na medida em que verbaliza a sua situação). O conselho tecido na substância da vida vivida tem um nome: sabedoria. A arte de narrar aproxima-se de seu fim porque a sabedoria – o lado épico da verdade – esta em extinção.” Walter Benjamin. O Narrador, 1936.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Sábado, 11/02/2017, de 10h a 12h.

Aulão 2º: LUA CHEIA: POSTURAS DE EXTENSÃO: expansão, potencialização, celebração. Prática de Yogasanas com mergulho na intencionalidade do alinhamento e estudo de seus impactos na subjetividade.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 22/02/2017, de 19h a 20:30h.

Vivência: LUA NOVA, ESPELHO NEGRO. Prática narrativa: tradição oral a serviço do gênero feminino em elaboração. Encontro de narrativas para intercâmbio coletivo de histórias pessoais e experiências. Destinado a pessoas do gênero feminino. Mediação: Fabiana Rodrigues Barbosa.

A prática da narrativa está a serviço da sabedoria, que é o lado épico da verdade. “O narrador – por mais familiar que nos soe esse nome – não está absolutamente presente entre nós, em sua eficácia viva. […] A arte de narrar está em vias de extinção. […] Como se estivéssemos sendo privados de uma faculdade que nos parecia totalmente segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências. […] A experiência que passa de boca em boca é a fonte a que recorreram todos os narradores. […] Seu ideal é que se saiba se orientar no mundo, mas sem se prender demasiadamente. […] O senso prático é uma das características de muitos narradores natos. […] A verdadeira narrativa traz sempre consigo, de forma aberta ou latente, uma utilidade. […] O narrador sabe dar conselhos ao ouvinte. Mas, se ‘dar conselhos’ soa hoje como alga antiquado, isto se deve ao fato de as experiências estarem perdendo a sua comunicabilidade. […] Aconselhar é menos responder a uma pergunta do que fazer uma sugestão sobre a continuação de uma história que esta se desenrolando. […] Para obter essa sugestão, seria necessário primeiro saber narrar a história (sem contar que alguém só é receptivo a um conselho na medida em que verbaliza a sua situação). O conselho tecido na substância da vida vivida tem um nome: sabedoria. A arte de narrar aproxima-se de seu fim porque a sabedoria – o lado épico da verdade – esta em extinção.” Walter Benjamin. O Narrador, 1936.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 01/03/2017, de 18:30h a 20:30.

Programa “As 5 inteligências das mulheres”: Em homenagem ao mês da mulher, e lembrando que todo dia é nosso dia de cuidado de si, um programa em parceria com o SESC para a promoção de saúde psicofísica das mulheres e de sua comunidade afetiva, com cinco aulas com duas horas de duração para introdução à prática do método Yoga para Mulheres®, sistematizado por Fabiana Rodrigues Barbosa. Ao longo dos encontros serão trabalhadas algumas das, conforme nomeadas pela autora, “inteligências psico-hormonais” das mulheres, a saber, Menstrual, Pós-Menstrual, Fértil, Pré-Menstrual, Climatério e Menopausa conforme o sistema do Yoga para Mulheres®, com as orientações básicas sobre os Yogasanas mais adequados para a prosperidade de cada um destas fases da vida. É recomendável que se participe de todo o curso (5 aulas), para se ter a compreensão total do ciclo, que se fecha como uma inteligência integral.

Módulo 1/5: Temas: Inteligência Menstrual: recolher + Inteligência Pós-menstrual: nutrir.

Local: SESC Carmo. R. do Carmo, 147. Sé, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: Central de atendimento do Sesc Carmo, a partir de 01/03/2017. Acesso gratuito e vagas limitadas por ordem de chegada das inscrições, pelos seguintes meios: email@carmo.sescsp.org.br ou fone 11-3111 7000.

∞ ∞ ∞

Data: Sábado, 04/03/2017, de 10h a 12h.

Aulão 3º: POSTURAS DE PÉ: Aterramento, sustentação. Prática de Yogasanas com mergulho na intencionalidade do alinhamento e estudo de seus impactos na subjetividade.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 08/03/2017, de 18:30h a 20:30.

Programa “As 5 inteligências das mulheres”: Em homenagem ao mês da mulher, e lembrando que todo dia é nosso dia de cuidado de si, um programa em parceria com o SESC para a promoção de saúde psicofísica das mulheres e de sua comunidade afetiva, com cinco aulas com duas horas de duração para introdução à prática do método Yoga para Mulheres®, sistematizado por Fabiana Rodrigues Barbosa. Ao longo dos encontros serão trabalhadas algumas das, conforme nomeadas pela autora, “inteligências psico-hormonais” das mulheres, a saber, Menstrual, Pós-Menstrual, Fértil, Pré-Menstrual, Climatério e Menopausa conforme o sistema do Yoga para Mulheres®, com as orientações básicas sobre os Yogasanas mais adequados para a prosperidade de cada um destas fases da vida. É recomendável que se participe de todo o curso (5 aulas), para se ter a compreensão total do ciclo, que se fecha como uma inteligência integral.

Módulo 2/5: Tema: Inteligência Fértil: expandir.

Local: SESC Carmo. R. do Carmo, 147. Sé, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: Central de atendimento do Sesc Carmo, a partir de 01/03/2017. Acesso gratuito e vagas limitadas por ordem de chegada das inscrições, pelos seguintes meios: email@carmo.sescsp.org.br ou fone 11-3111 7000.

∞ ∞ ∞

Data: 11/03/2017, de 8h a 19h.

Curso: APRIMORAMENTO EM YOGA PARA MULHERES®: saber ancestral na vida urbana. Como pautar a prática de Yoga no ciclo hormonal feminino: aprendizado da técnica, estudo das contribuições objetivas, subjetivas e sociohistóricas.

Módulo 5: Tema: Tensão Pré-Menstrual: um mal-estar na cultura?

Aula 1:  8h-12h: aula prática de Asanas, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 2:  13:30h-14:30h: aula prática de Yogaterapia, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  14:30h-16:30h: aula teórico-prática de Pesquisa em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  17h-19h: aula teórica: A Tradição do Yoga e o Feminino, com Christiane Ceron

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 15/03/2017, de 18:30h a 20:30.

Programa “As 5 inteligências das mulheres”: Em homenagem ao mês da mulher, e lembrando que todo dia é nosso dia de cuidado de si, um programa em parceria com o SESC para a promoção de saúde psicofísica das mulheres e de sua comunidade afetiva, com cinco aulas com duas horas de duração para introdução à prática do método Yoga para Mulheres®, sistematizado por Fabiana Rodrigues Barbosa. Ao longo dos encontros serão trabalhadas algumas das, conforme nomeadas pela autora, “inteligências psico-hormonais” das mulheres, a saber, Menstrual, Pós-Menstrual, Fértil, Pré-Menstrual, Climatério e Menopausa conforme o sistema do Yoga para Mulheres®, com as orientações básicas sobre os Yogasanas mais adequados para a prosperidade de cada um destas fases da vida. É recomendável que se participe de todo o curso (5 aulas), para se ter a compreensão total do ciclo, que se fecha como uma inteligência integral.

Módulo 3/5: Tema: Inteligência Pré-menstrual: compartilhar.

Local: SESC Carmo. R. do Carmo, 147. Sé, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: Central de atendimento do Sesc Carmo, a partir de 01/03/2017. Acesso gratuito e vagas limitadas por ordem de chegada das inscrições, pelos seguintes meios: email@carmo.sescsp.org.br ou fone 11-3111 7000.

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 22/03/2017, de 18:30h a 20:30.

Programa “As 5 inteligências das mulheres”: Em homenagem ao mês da mulher, e lembrando que todo dia é nosso dia de cuidado de si, um programa em parceria com o SESC para a promoção de saúde psicofísica das mulheres e de sua comunidade afetiva, com cinco aulas com duas horas de duração para introdução à prática do método Yoga para Mulheres®, sistematizado por Fabiana Rodrigues Barbosa. Ao longo dos encontros serão trabalhadas algumas das, conforme nomeadas pela autora, “inteligências psico-hormonais” das mulheres, a saber, Menstrual, Pós-Menstrual, Fértil, Pré-Menstrual, Climatério e Menopausa conforme o sistema do Yoga para Mulheres®, com as orientações básicas sobre os Yogasanas mais adequados para a prosperidade de cada um destas fases da vida. É recomendável que se participe de todo o curso (5 aulas), para se ter a compreensão total do ciclo, que se fecha como uma inteligência integral.

Módulo 4/5: Tema: Inteligência do Climatério: o processo de transição para a maturidade.

Local: SESC Carmo. R. do Carmo, 147. Sé, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: Central de atendimento do Sesc Carmo, a partir de 01/03/2017. Acesso gratuito e vagas limitadas por ordem de chegada das inscrições, pelos seguintes meios: email@carmo.sescsp.org.br ou fone 11-3111 7000.

∞ ∞ ∞

Data: 24/03/2017, de 19h a 20:30h.

Vivência: LUA NOVA, ESPELHO NEGRO. Prática narrativa: tradição oral a serviço do gênero feminino em elaboração. Encontro de narrativas para intercâmbio coletivo de histórias pessoais e experiências. Destinado a pessoas do gênero feminino. Mediação: Fabiana Rodrigues Barbosa.

A prática da narrativa está a serviço da sabedoria, que é o lado épico da verdade. “O narrador – por mais familiar que nos soe esse nome – não está absolutamente presente entre nós, em sua eficácia viva. […] A arte de narrar está em vias de extinção. […] Como se estivéssemos sendo privados de uma faculdade que nos parecia totalmente segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências. […] A experiência que passa de boca em boca é a fonte a que recorreram todos os narradores. […] Seu ideal é que se saiba se orientar no mundo, mas sem se prender demasiadamente. […] O senso prático é uma das características de muitos narradores natos. […] A verdadeira narrativa traz sempre consigo, de forma aberta ou latente, uma utilidade. […] O narrador sabe dar conselhos ao ouvinte. Mas, se ‘dar conselhos’ soa hoje como alga antiquado, isto se deve ao fato de as experiências estarem perdendo a sua comunicabilidade. […] Aconselhar é menos responder a uma pergunta do que fazer uma sugestão sobre a continuação de uma história que esta se desenrolando. […] Para obter essa sugestão, seria necessário primeiro saber narrar a história (sem contar que alguém só é receptivo a um conselho na medida em que verbaliza a sua situação). O conselho tecido na substância da vida vivida tem um nome: sabedoria. A arte de narrar aproxima-se de seu fim porque a sabedoria – o lado épico da verdade – esta em extinção.” Walter Benjamin. O Narrador, 1936.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Quarta, 29/03/2017, de 18:30h a 20:30.

Programa “As 5 inteligências das mulheres”: Em homenagem ao mês da mulher, e lembrando que todo dia é nosso dia de cuidado de si, um programa em parceria com o SESC para a promoção de saúde psicofísica das mulheres e de sua comunidade afetiva, com cinco aulas com duas horas de duração para introdução à prática do método Yoga para Mulheres®, sistematizado por Fabiana Rodrigues Barbosa. Ao longo dos encontros serão trabalhadas algumas das, conforme nomeadas pela autora, “inteligências psico-hormonais” das mulheres, a saber, Menstrual, Pós-Menstrual, Fértil, Pré-Menstrual, Climatério e Menopausa conforme o sistema do Yoga para Mulheres®, com as orientações básicas sobre os Yogasanas mais adequados para a prosperidade de cada um destas fases da vida. É recomendável que se participe de todo o curso (5 aulas), para se ter a compreensão total do ciclo, que se fecha como uma inteligência integral.

Módulo 5/5: Tema: Inteligência da Menopausa: a prática da mulher sábia + partilha de encerramento do curso, com perguntas e respostas.

Local: SESC Carmo. R. do Carmo, 147. Sé, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: Central de atendimento do Sesc Carmo, a partir de 01/03/2017. Acesso gratuito e vagas limitadas por ordem de chegada das inscrições, pelos seguintes meios: email@carmo.sescsp.org.br ou fone 11-3111 7000.

∞ ∞ ∞

Data: 08/04/2017, de 8h a 19h.

Curso: APRIMORAMENTO EM YOGA PARA MULHERES®: saber ancestral na vida urbana. Como pautar a prática de Yoga no ciclo hormonal feminino: aprendizado da técnica, estudo das contribuições objetivas, subjetivas e sociohistóricas.

Módulo 6: Tema: Climatério: da cultura do consumo à sabedoria underground.

Aula 1:  8h-12h: aula prática de Asanas, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 2:  13:30h-14:30h: aula prática de Yogaterapia, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  14:30h-16:30h: aula teórico-prática de Pesquisa em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  17h-19h: aula teórica: A Tradição do Yoga e o Feminino, com Christiane Ceron

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: Sábado, 22/04/2017, de 10h a 12h.

Aulão 4º: PRANAYAMAS: Voltar-se pra dentro, restaurar, revigorar. As diferenças mais perceptíveis e as mais sutis entre exalar e inalar. Práticas respiratórias como mergulho na intencionalidade e estudo de seus impactos na subjetividade.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: 06/05/2017, de 8h a 19h.

Curso: APRIMORAMENTO EM YOGA PARA MULHERES®: saber ancestral na vida urbana. Como pautar a prática de Yoga no ciclo hormonal feminino: aprendizado da técnica, estudo das contribuições objetivas, subjetivas e sociohistóricas.

Módulo 7: Tema: Menopausa: da cultura do consumo à sabedoria underground.

Aula 1:  8h-12h: aula prática de Asanas, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 2:  13:30h-14:30h: aula teórico-prática de Pedagogia em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  14:30h-16:30h: aula teórico-prática de Pesquisa em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  17h-19h: aula teórica: A Tradição do Yoga e o Feminino, com Christiane Ceron

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: 26/05/2017, de 19h a 20:30h.

Vivência: LUA NOVA, ESPELHO NEGRO. Prática narrativa: tradição oral a serviço do gênero feminino em elaboração. Encontro de narrativas para intercâmbio coletivo de histórias pessoais e experiências. Destinado a pessoas do gênero feminino. Mediação: Fabiana Rodrigues Barbosa.

A prática da narrativa está a serviço da sabedoria, que é o lado épico da verdade. “O narrador – por mais familiar que nos soe esse nome – não está absolutamente presente entre nós, em sua eficácia viva. […] A arte de narrar está em vias de extinção. […] Como se estivéssemos sendo privados de uma faculdade que nos parecia totalmente segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências. […] A experiência que passa de boca em boca é a fonte a que recorreram todos os narradores. […] Seu ideal é que se saiba se orientar no mundo, mas sem se prender demasiadamente. […] O senso prático é uma das características de muitos narradores natos. […] A verdadeira narrativa traz sempre consigo, de forma aberta ou latente, uma utilidade. […] O narrador sabe dar conselhos ao ouvinte. Mas, se ‘dar conselhos’ soa hoje como alga antiquado, isto se deve ao fato de as experiências estarem perdendo a sua comunicabilidade. […] Aconselhar é menos responder a uma pergunta do que fazer uma sugestão sobre a continuação de uma história que esta se desenrolando. […] Para obter essa sugestão, seria necessário primeiro saber narrar a história (sem contar que alguém só é receptivo a um conselho na medida em que verbaliza a sua situação). O conselho tecido na substância da vida vivida tem um nome: sabedoria. A arte de narrar aproxima-se de seu fim porque a sabedoria – o lado épico da verdade – esta em extinção.” Walter Benjamin. O Narrador, 1936.

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: 03/06/2017, de 8h a 19h.

Curso: APRIMORAMENTO EM YOGA PARA MULHERES®: saber ancestral na vida urbana. Como pautar a prática de Yoga no ciclo hormonal feminino: aprendizado da técnica, estudo das contribuições objetivas, subjetivas e sociohistóricas.

Módulo 8: Tema: Yogaterapia: principais distúrbios em mulheres contemporâneas e como o Yoga pode ajudar.

Aula 1:  8h-12h: aula prática de Asanas, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 2:  13:30h-15h: aula teórico-prática de Pedagogia em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Aula 3:  15:15h-18h: aula teórico-prática de Pesquisa em Yoga para Mulheres®, com Fabiana Rodrigues Barbosa

Local: Yoga Moksha Studio. R. General Jardim, 770 / 7-C. Higienópolis, São Paulo-SP.

Inscrições e informações: fabi@yogamokshastudio.com. F. 11-9-9336-8841

∞ ∞ ∞

Data: 29/06 a 02/07/2017. Em Maia (a 10km do Porto), Portugal.

Curso: INTENSIVO DE VERÃO 2017: YOGA PARA MULHERES®, SABER ANCESTRAL NA VIDA URBANA: A PRÁTICA PESSOAL DE YOGA PAUTADA NA REALIDADE HORMONAL E CULTURAL FEMININA

Descrição e formato: Curso livre teórico-prático para aprofundamento, que traz ensinamentos e diretrizes do Yoga tradicional e contemporâneo para cada fase do ciclo hormonal da mulher, desde a primeira menstruação à menopausa, passando pelo ciclo menstrual mensal. Tem como pilares os três focos de estudo abaixo, que caminharão lado a lado, entrelaçando-se e complementando-se.
1) Aulas de Yoga. Estudos e práticas pautadas na abordagem de Geeta Iyengar sobre Yoga para Mulheres, aprimoradas por Fabiana Rodrigues Barbosa para a realidade da mulher contemporânea habitante de centros urbanos ocidentais.
2) Fundamentação teórica. Aprofundamento das reflexões sobre os gêneros na sociedade, da idéia de feminino e da identidade da mulher no século XXI, bem como suas diversas atribuições e demandas. Serão trazidos referenciais teóricos de pensadores como o sociólogo Anthony Giddens, a filósofa Simone de Beauvoir, a antropóloga cultural norte-americana Margareth Mead, que lançam luz sobre a condição sociocultural da mulher contemporânea ocidental. No campo da neurociência, que por meio de sua visão monista integra o corpo-mente, será estudado o pensamento do neurocientista e psicólogo Howard Gardner, da Universidade de Harvard, EUA, que estuda as relações entre a anatomo-fisiologia do sistema endócrino (ou seja, da produção hormonal), a psique, as emoções e a saúde.
3) Apoio à pesquisa. Será apresentada a proposta metodológica de auto-pesquisa por meio da cartografia da experiência, apoiada no pensamento de Gilles Deleuze e Felix Guattari em seus textos Rizoma e Como criar para si um corpo sem órgãos, que nortearão as investigações teórico-práticas dos alunos, visando a construção da prática pessoal. Por meio de leitura e partilha de reflexões sobre esta metodologia de pesquisa qualitativa de percepção horizontal rizomática, cada aluno será apoiado em seu percurso como pesquisador de si mesmo.

Objetivo principal: Capacitar praticantes e professores de Yoga a fundamentarem sua apropriação da prática de Yogasanas e adequá-las às demandas psicofísicas de cada uma das fases do ciclo hormonal feminino, de modo que saibam fazer uso de aplicações promotoras de saúde e preventivas de distúrbios.

Módulo 1: Dias 29 e 30 de junho/2017: Para Professores de yoga. Pré-requisito: Ter finalizado ou encontrar-se em formação como professor de Yoga. Pede-se apresentação de certificado. Conteúdo: Método Yoga para Mulheres®: fundamentos filosóficos e pressupostos metodológicos. Aplicação metodológica às inteligências práticas do cuidado de si: 1ª inteligência: Recolher; 2ª inteligência: Nutrir; 3ª inteligência: Expandir; 4ª inteligência: Compartilhar.

Módulo 2: Dias 01 e 02 de julho/2017: Para todas as pessoas interessadas, praticantes ou não de yoga. Professores de yoga, educadores em geral, terapeutas, cuidadores. Pré-requisito: Não possuir contraindicação médica à prática de Yoga. Conteúdo: Introdução ao YPM. 1) Menstrual: recolher; 2) Pós-menstrual: nutrir; 3) P. Fértil: expandir; 4) Pré-menstrual: compartilhar; 5) Climatério; 6) Menopausa. Partilha final & perguntas e respostas.

Local: Centro Vaidika. Rua 9 de Abril, 282, Pedrouços, Maia (a 10km do Porto), Portugal.

Inscrições e informações: Ana Sampaio: sampaioanaluisa@hotmail.com. F. 961814966.

∞ ∞ ∞

 

 

 

Deixe uma resposta