Blog

fa079-luzdeoutono
Cuide-se na mudança de estação

Posted by    |   abril 16th, 2013   |   No Comments

O outono está claramente conosco. A luz do sol torna-se oblíqua, a temperatura amena e as cores ganham uma textura aveludada.
Junto com tudo isso chega também com frequência aos ouvidos aquela famosa frase: “iiihhh… este vírus está pegando muita gente!..."
QUATRO APOIOS PRA MANTER O SISTEMA IMUNE FORTE 
1. Líquidos puros. Uma combinação deliciosamente antiga e eficaz: Chá de gengibre, limão e mel. Gengibre acelera o metabolismo, suco de limão tem vitamina ‘C’. Se achar limão muito ácido ou não combinar com seu Dosha como é o meu caso, substitua por laranja. A lima está na época. Docinha que só.
2. Boa comida. Natural, nutritiva, afetiva, de fácil digestão e em quantidades moderadas, mantendo sempre ¼ do estômago vazio.
3. Bom descanso! Savasanacom apoio alto para as costas e cabeça – testa mais alta que queixo – como o de Pranayama, na postura 7 ilustrada abaixo. Ajuste o volume da escuta interna: geralmente nesta estação ficamos um pouco mais frágeis, mesmo sem perceber. Nossos limites mudam. Portanto se sentir-se repentinamente pesado, cansado, respeite e desacelere. 
O AMOROSO AUTOCUIDADO SAUDÁVEL
Crie pra si um ambiente acolhedor em casa e no trabalho: bem ventilado mas sem ventania, bem iluminado mas sem a radiação direta do sol forte do meio do dia. Ar e luz são antissépticos naturais. Evite, mas se tiver que se expor ao frio, que seja bem agasalhado. E traga para perto de si as pessoas e as coisas que ama e lhe fazem bem.
Se algo não sair tão bem e a febre chegar, recolha-se em casa e fique lá até se sentir disposto, alimentando-se com a comida mais saudável que puder. Beba água a modestos goles permanentemente, degustando a hidratação que ela promove no caminho por onde passa, e dando tempo pra seu organismo absorvê-la. Banhos mornos. Bons pensamentos. Meditação. Não pratique Yogasanas com febre.
PARA QUANDO A FEBRE PASSAR
Se você já for praticante de Yogasanas e as posturas abaixo ilustradas fizerem parte de sua prática pessoal, quando for melhorando e sentindo-se mais disposto, elas ajudarão a recuperar sua força vital rapidamente. Pratique-as na sequência indicada. Indicadíssimas para mudanças de estação, período em que os vírus ficam todos esparramados pelo ar, podem também ser usadas para o período pós-menstrual feminino (2 a 3 dias após o término da menstruação) pois restauram, revigoram e são fortificantes para o sistema imunológico.
Se estiver com dor de cabeça, não faça Adhomuka Svanasana (postura 3) e Salamba Sarvangasana (postura 4: invertida sobre os ombros na cadeira). Além disso, em Ardha Uttanasana (postura 2), ao invés de apoiar o queixo sobre as mãos como na ilustração, use a variação com a testa apoiada nas mãos.
E um ótimo outono pra você.
Namastê!


f025c-sequecc82nciamudanccca7asdeestaccca7acc83o

Deixe uma resposta