Blog Cursos

autocuidado para mulheres©Fabiana Rodrigues Barbosa
PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO E YOGA PARA MULHERES: EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM SOBRE SAÚDE DE CORPO, MENTE E AFETOS.

Posted by    |   abril 5th, 2016   |   No Comments

autocuidado para mulheres©Fabiana Rodrigues Barbosa

Curso teórico-prático com fabiana rodrigues barbosa. LOCAL: Sala Eva Hertz da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. INSCRIÇÕES: renato.costa@culturaemcurso.com.br. Fone 11 3030-3317.

APRESENTAÇÃO: As neurociências revelam que emoções e hormônios estão relacionados e influenciando-se mutuamente, pois as mesmas estruturas cerebrais responsáveis pela produção hormonal são também parte do sistema límbico, responsável pela resposta emocional. A psicologia trabalha sobre a importância da inteligência emocional para desenvolvimento do sujeito. A antropologia mostra que é sobre as mulheres que ainda recai a maior parte do cuidado e com a educação dos filhos, o que muitas vezes as sobrecarrega emocionalmente, dentro da vida urbana. A filosofia diz que é do cuidar-se que vem o conhecer-se, e não o oposto[1]. E o método Yoga para Mulheres vem colocar a tradição do Yoga, há milênios criada por homens e para homens, a serviço desta complexa realidade da mulher contemporânea brasileira.

OBJETIVO: Refinamento da capacidade de auto-observação e auto-estudo por meio do Yoga e das ciências contemporâneas. Trata-se de uma pauta para boa navegação nas oscilações hormonais e humorais, que aprofunda o auto-conhecimento.

MEIOS: O curso é composto de dois módulos, cada um com dois momentos, totalizando os quatro movimentos correspondentes às fases hormonais da mulher. Em formato roda de conversas, será apresentada a inteligência fisiológica que opera no corpo feminino em cada uma das quatro principais fases do ciclo hormonal. À luz deste entendimento, esclarecemos como esta inteligência biológica se relaciona com a inteligência emocional. Após a apresentação teórica das quatro principais inteligências hormonais femininas, será ensinado e praticado conjuntamente, com orientação da professora, um movimento de Yoga para cada uma, possibilitando que as participantes levem consigo um aprendizado para sua rotina diária de autocuidado.

BENEFÍCIOS: Maior sabedoria para relacionar-se com a vida desde o Si Mesmo até seus afetos. O poder de influência sobre a própria vida depende de autoconhecimento. A sabedoria desenvolvida por estas práticas transborda aos que nos cercam, à cultura, tendo seus benefícios um alcance que dependerá bastante da dedicação de cada praticante no dia-a-dia.

MÓDULO 1. 04/05/2016, de 19:30 a 21h. Movimento 1: Recolher-se. Período menstrual e lua nova no corpo. Movimento 2: Nutrir. Período pós-menstrual e lua crescente no corpo.

MÓDULO 2. 18/05/2016, de 19:30h a 21h. Movimento 3: Expandir. Período fértil ou lua cheia no corpo. Movimento 4: Compartilhar. Período pré-menstrual, lua minguante no corpo.

Fabi Rodrigues foto ROSTO PB 3Criadora do Movimento Yoga para Mulheres em 2009 no Brasil, Fabiana Rodrigues Barbosa é autora do livro “Yoga para Mulheres: saber ancestral na vida urbana”, nome também atribuído ao curso que ministra em centros de ensino e cultura em todo o Brasil. Atualmente desenvolve a pesquisa “Sexualidade feminina e tensão pré-menstrual: o tempo do desejo na vida psíquica de mulheres paulistanas dos anos 2000”, como bolsista do Instituto Mackenzie de Pesquisa. Fundou e coordena o Yoga Moksha Studio, em São Paulo, onde ministra aulas diariamente. Concebeu e coordena o “1º Curso Brasileiro de Aprimoramento para Professores em Yoga para Mulheres”. Sua metodologia de trabalho está apoiada nos quatro pilares fundamentais da educação eleitos pela UNESCO: aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser.

[1] FOCAULT, M. A ética do cuidado de si como prática de liberdade. In: Ditos & Escritos V – Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004 [1984].

Deixe uma resposta